Questões sobre a narração

Comentários

a) Narração: Encadeamento de fatos ou ações

O encadeamento de fatos constitui a característica central de uma narração. Ele é estruturado tendo em vista um conflito em tomo do qual a história se organiza, tradicionalmente numa sequencia do tipo:



• Situação Inicial: Exposição de uma determinada situação, com elementos geradores de uma complicação (conflito)

Exemplo:

Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão à data. As crianças também tinham se esquecido.(...)
Mas, no escritório, havia, flores à sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abraço da secretária, que poderia muito bem ter ignorado o aniversário, e entretanto o lembrara.

• Complicação: Apresentação do conflito Exemplo:

'Se o senhor quisesse, podíamos jantar juntos', insinuou ela, discretamente.
E não é que podiam mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida - o pessoal lá em casa pouco está me ligando -, teria horas amenas em companhia de uma mulher que - reparava agora - era bem bonita.

• Clímax: o ponto de maior tensão da história, quando o conflito chega ao ápice. Exemplo:

No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse-lhe que o usasse sem cerimônia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, não precisava bater - e o sorriso dela, dizendo, era uma promessa de felicidade.
Ele nem percebeu ao certo se estava se arrumando ou se desarrumando, de tal modo que os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos no calor escaldante do banheiro e da situação. Liberto da roupa incômoda, abriu a porta do quarto.

• Desfecho: solução do conflito. Exemplo:

Lá dentro, sua mulher e seus filhos em coro com a secretária, esperavam-no atacando "Parabéns para Você".

Conclusão Importante

Dois fatores de essencial importância na criação do enredo

• A progressão de ações

A progressão das ações, ao longo do texto narrativo, é o fator que lhe dá ritmo e dinamismo. Por meio dela é que vamos conhecendo as transformações vivenciadas pelos personagens, como ocorre com o protagonista de Caso de Secretária.

Se não houver coerência entre a progressão de ações e as transformações de personagem (ns) e/ou também de outros elementos (como o espaço), não haverá narração propriamente dita.

É preciso, portanto, buscar essa coerência, para se conseguir produzir um texto que seja verdadeiramente narrativo.

• A Unidade

Repare que há unidade na sequencia narrativa de Caso de Secretária.

Ao fato central (a carência de afeto familiar sentida pelo aniversariante, cuja família lhe prepara uma surpresa, em cumplicidade com sua secretária) estão subordinados os fatos secundários (o excesso de atenção que lhe da a secretária, o surgimento e o crescimento da expectativa do aniversariante de ter uma aventura com ela... etc), havendo clara correlação entre eles. A unidade constitui, assim, outro fator indispensável no engendramento de uma trama de qualidade.

Veja mais lá no outro artigo no blog oficial de redação.